Projeto: Atendimento e acolhida aos migrantes internacionais em municípios de fronteira: análise e acompanhamento na implantação de protocolos de acolhimento a pessoas em diferentes situações migratórias em Foz do Iguaçu (PR) e Corumbá (MS).
Objetivos:
1. Organizar um banco de dados sobre os perfis de migrantes internacionais atendidos pelas Secretarias de Assistência Social e Educação .
2. Mapear as demandas apresentadas pelos migrantes aos serviços de assistência e educação.
3. Analisar a formulação e os desafios na implementação dos protocolos municipais de atendimento.
Integrantes: Marco Aurélio Machado de Oliveira (coordenador) José Lindomar Coelho Albuquerque (colaborador), Florencia Salmuni (bolsista), Camilla Botella Bitelman (bolsista).
Instituições: UNILA, UFMS, UNIOESTE, UNIFESP, Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Financiadores: Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 40/2022 PRÓ-HUMANIDADES
Período : 2023-2025
Projeto: Dinâmicas da Violência na Execução e na Repressão ao chamado novo cangaço no Brasil.
Uma iniciativa que reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros.
Objetivos:
1. Construir rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura.
2. Propiciar e fomentar o intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores.
3. Criar base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça..
Integrantes: César Barreira (Coordenador); José Lindomar Coelho Albuquerque (Integrante), Kamilly Vitória Malaquias (bolsista)
Instituições: UFC, UNIFESP
Financiadores: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS).
Situação: Em andamento
Campus de Somosaguas, Universidad Complutense de Madrid. Fotografía de Carolina Alencar.
Projeto: Amor e dívida: as dinâmicas de cuidado em famílias transnacionais haitianas
Resumo: A pesquisadora Carolina Alencar realiza um estágio de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid (UCM) entre setembro e dezembro de 2025, com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). O estágio se insere na área de Ciência Política, com ênfase em Geografia Política, sob a supervisão da professora María Lois, especialista em estudos de fronteira e geopolítica. A pesquisa analisa como as relações de gênero, classe, raça e nacionalidade reconfiguram as dinâmicas de cuidado em famílias transfronteiriças dominico-haitianas, na fronteira entre Haiti e República Dominicana. Durante a estadia, Carolina integra o Grupo de Investigación sobre Espacio y Poder (GIEP), fortalecendo o diálogo entre os estudos de fronteira e os estudos do cuidado no campo da Geografia Política.
Integrantes: Carolina Alencar (bolsista), María Lois (orientadora UCM) , José Lindomar Coelho Albuquerque (orientador UNIFESP)
Instituições: UCM, UNIFESP
Financiador: Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES)
Período: Setembro a Dezembro de 2025